×

A HISTÓRIA

O FEITICEIRO DE OZ NO GELO

Com inspiração no livro infantil The Wonderful Wizard of Oz, de L. Frank Baum e adaptado ao cinema no filme que marcou uma geração e que celebra este ano 80 anos, este natal a am Live e o Alegro Alfragide trazem até si um espetáculo cheio de magia, cor, humor e sonhos.

Inspirado no mágico e mundialmente conhecido filme “O Feiticeiro de Oz” com a mítica Judy Garland, chega-nos este Natal, uma reinvenção absolutamente surpreendente e divertida desta história que marcou gerações.

Uma jovem rapariga aterra em Oz de uma forma muito pouco convencional e embarca numa aventura emocionante e cheia de surpresas para conseguir chegar à presença do poderoso Feiticeiro de Oz! Uma epopeia hilariante sobre amizade, que nos mostra que há muito mais em cada um de nós do que imaginamos.

Um deslumbrante musical sobre o gelo, onde não faltará um espantalho espalhafatoso, um leão com medo da própria voz, um homem de lata extremamente romântico e duas bruxas que apesar de uma ser boa e outra má, têm mais em comum do que à partida se possa imaginar.

Um espetáculo para toda a família, que irá encher o próximo Natal de magia, sonhos e música contagiante. Vem daí e segue connosco pela incrível estrada de tijolos amarelos.

EQUIPA ARTÍSTICA

MÚSICA E ORQUESTRAÇÃO

ARTUR GUIMARÃES

Desde muito jovem revela uma aptidão única para a música, sendo atualmente considerado um dos compositores mais geniais da sua geração. Autor de vários espetáculos originais, tais como Scents of Light, Drácula, Zorro, Ilha do Tesouro, Eusébio, Sonho de Uma Noite de S. João, Entre o Céu e a Terra - O Musical Sobre Fátima, Terra dos Sonhos, Uma Nêspera no Cu ou Zé Manel Taxista, conta já na sua carreira com diversas colaborações de peso. É ainda orquestrador, diretor musical e cantor, atuando também em vários dos espetáculos que dirige, como maestro e músico.

DIREÇÃO ARTÍSTICA E ENCENAÇÃO

JOÃO A. GUIMARÃES

Um dos artistas pioneiros em teatro musical em Portugal, licenciou-se, com distinção, em Londres e tem desenvolvido um trabalho reconhecido como encenador, ator, cantor, dobrador e professor. Para além de ser um ator/cantor multifacetado, encena e dirige espetáculos de grande envergadura e coordena o curso de teatro musical da AMVP, a primeira escola de teatro musical do país. É diretor artístico da AM LIVE.

COREOGRAFIA

JOANA QUELHAS

Uma das mais prestigiadas coreógrafas portuguesas, conta no seu currículo com inúmeros espetáculos de teatro musical presentes nas principais salas de teatro do país. Trabalhou em televisão, na produção de variadíssimos eventos de grande dimensão e é sócia gerente de umas das mais reconhecidas escolas de dança nacionais, o Conservatório de Dança do Vale do Sousa. Foi galardoada com diversos prémios nacionais e internacionais pelo seu trabalho coreográfico a nível académico. Foi assistente de encenação em vários espectáculos de teatro musical. Como encenadora assinou a peça de teatro/dança “Cinderela", "Carlota e o Nabo Gigante" e os musicais “Volta ao Mundo em 60 Minutos", “Aladino", “Entre o Céu e a Terra - O Musical Sobre Fátima" e co-encenou o espectáculo “Drácula”.

TEXTO E LETRAS

MAFALDA SANTOS

Licenciada em Interpretação e Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Em Teatro trabalhou, como actriz, na comédia de Nuno Markl “Lusitânia Comedy Club- O Porquê da Coisa” (2018/2019- Teatro Tivoli BBVA, Auditório dos Oceanos, Casino Lisboa, Coliseu do Porto e Teatro Sá da Bandeira) “As Criadas”, Jean Genet (2005- encenação de Pedro Luzindro), “Os Persas”, de Ésquilo (2004, encenação de Rogério de Carvalho) ”Auto do Solstício de Inverno” (2003) Carlos Avilez, etc. Encenou vários espetáculos de Teatro.. Em televisão participou como atriz em várias novelas, séries e programas. Faz dobragens de voz para animação desde 2001. .Escreve regularmente para televisão, teatro, eventos e publicidade e 4 anos (2012/2015) como guionista de comédia no programa “5 para a Meia Noite”, de Nuno Markl.

PRODUÇÃO MUSICAL E DESENHO DE SOM

RODOLFO CARDOSO

Rodolfo Cardoso, natural do Porto em 1972, Licenciado em Produção e Tecnologias da Música na ESMAE do Porto. Desde a década de 90, como músico, participou em vários projectos do panorâma musical nacional (WCNoise, Raúl Marques e os Amigos da Salsa, 3angle, Pedro Khima, Alberto Indio entre outros). Como produtor musical e engenheiro de som trabalhou com grupos de vários estilos músicais desde o Rock ao POP, musical, passando pela clássica até ao Jazz (Alberto indio, Per7ume, EZSpecial, Sexteto de Mário Barreiros, Pedro Neves Trio, Duo Porquois-Pas, Quarteto Vintage, Portuguese Brass, etc). Gravação do disco do grupo "Essência Urbana" da pianista e compositora australiana Cecile Elton e da Violetista Portuguesa Raquel Bastos.

FIGURINOS

PEDRO MORIM

Pedro Morim nasceu em 1994 na Póvoa de Varzim. É licenciado em Teatro, variante de produção e design, ramo de Cenografia pela ESMAE/IPP (2015).Durante o seu percurso académico e profissional teve a oportunidade de trabalhar com Patrick Murys, Marta Pazos, Gonçalo Amorim, João Didelet, Marcelo LaFontana, Luís Stoffell, Filipe La Féria, Amauri Alves, entre outros. Colaborou como figurinista e cenógrafo nos espectaculos “A Caminho de Oz” e “A Ilha do Tesouro” pela Elenco Porduções, e como aderecista nos espectáculos “A Noite das Mil Estrelas”, “O Musical da Minha Vida” e “A Volta ao Mundo em 80 Minutos” de Filipe La Féria; “Theatro - um ensaio geral”, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga; “Um Porto para o Mundo” pela LaFontana – Formas Animadas e ainda para a escola de samba Costa de Prata no Carnaval de Ovar 2016.

DESENHO DE LUZ

RUI BRAGA

Rui Braga nasceu em Lisboa em Junho de 1987. Licenciou-se em Cinema, Televisão e Cinema Publicitário em 2008 pela Universidade Moderna, tendo no ano seguinte concluído outra formação em Técnico de Espectáculos na Restart. No seu percurso foi co-desenhador e operador de diversos espectáculos de dança, música, teatro e teatro musical. Desde 2015 que é operador de luz dos espectáculos da AM Live em Lisboa, tendo nos últimos dois anos assinado os desenhos de Luz de "A Bela e o Monstro no Gelo" e "Alice e o País das Maravilhas no Gelo".Nos últimos anos foi também responsável pelo Desenho de Luz de diversas peças de teatro e teatro musical com as quais andou em digressão por Portugal.

CENOGRAFIA

ANDRÉ COSTA

É Designer de Produto. Inicia em 2003 a sua carreira na área da Publicidade e Imagem corporativa, desenvolvendo funções de desenho criativo e construtivo. Em 2008 envereda pela área dos eventos corporativos e iluminação decorativa na empresa Ases na Manga (atual Am Experience), onde desenvolve projetos para os grandes espaços de Retail em Portugal. Em 2013 parte numa aventura internacional, para a empresa MK Illumination, Player nº 1 Mundial, na área de iluminação decorativa, onde passa três anos a desempenhar funções de desenvolvimento e inovação de produto. Em 2016, assume a representação da Empresa em Portugal assumindo a posição de diretor criativo. No final de 2016 assume funções de Direção criativa no grupo Spirit, até agosto de 2018 onde regressa ao grupo AM para assumir funções de gestor de produto.

ELENCO

GLINDA

MARTA ANDRINO

Marta Andrino, actriz portuguesa com 32 anos. Começou aos 18 anos em televisão, tendo já participado em várias séries e novelas nos canais portugueses. Em Teatro, entre vários musicais infantis como “A Bela e o Monstro” e o “Pinóquio”, fez mais recentemente “Simone, o musical”, um espectáculo biográfico, “50 sombras de Grey” ambos no teatro Tivoli e ainda o musical sobre Fátima “Entre o Céu e a Terra”. Paralelamente, apresentou durante 4 anos um programa sobre a ficção nacional e participou também num concurso de imitações, “A tua cara não me é estranha”.

FEITICEIRO DE OZ

ISAAC ALFAIATE

Isaac Alfaiate começou por ser manequim e venceu o seu primeiro concurso de moda com 17 anos, o que o levou à sua estreia em televisão como ator na série Morangos Com Açúcar. Após essa participação esteve sempre ligado à TVI, em produções como “Deixa Que Te Leve”, “Anjo Meu”, “Doce Tentação”, entre outras. Isaac Alfaiate destacou-se ainda no Masterchef Celebridades da TVI, sendo considerado o concorrente revelação pela sua astúcia e dedicação a cada desafio. Tem também experiência no cinema, tendo participado nas curtas-metragens “I Wanna Look Like Brad” ou “Analepsys” e mesmo o filme “Morangos Com Açúcar”. Já protagonizou por duas vezes o espectáculo musical “Branca de Neve no Gelo”, e participou recentemente na série “Inspetor Max”, e na novela “A Impostora”, ambos da TVI. Neste momento é ator na novela "valor da Vida".

CAJÓ

ANDRÉ MAGALHÃES

André da Silva Magalhães, nasceu em 1996, natural de Santa Maria da Feira (Aveiro). Foi para Lisboa em 2016 para estudar teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema. Atualmente, com a licenciatura concluída, no seu CV constam alguns projetos de teatro musical com o Teatro do Eléctrico e com a CRI'ART.

ENSEMBLE

CARLOS COELHO

Iniciou o seu percurso musical na classe de Clarinete do CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão. Na mesma instituição, frequentou o Curso Livre de Teatro Musical. Estudou Voz na Escola de Jazz Luíz Villas-Boas (Hot Clube de Portugal). Integrou o elenco de espetáculos como Aladino, A Ilha do Tesouro, A Culpa é dos Musicais, A Terra dos Sonhos, Fadas e Piratas e A Terra do Nunca. Já trabalhou com Joana Quelhas, Matilde Trocado, Artur Guimarães, Inês Soares, Ivo Romeu Bastos e Filipe Rico. Deu voz ao pequeno Leonardo Da Vinci na série As Incríveis Aventuras do Pequeno Leonardo da ECM - Edições Convite à Música, editora para a qual está a gravar um CD de Natal dirigido por Artur Guimarães.

CAJÓ E ENSEMBLE

CARLOS GONÇALVES

Ator, de 30 anos, formado em 2009 em Interpretação na ACE - Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto. O seu caminho começa no teatro em adolescente, com a AMVP. Em 2009 inicia o seu percurso profissional que abrange teatro, teatro musical, publicidade e algumas participações em séries e novelas.

ZELDA E ENSEMBLE

CATARINA LEÃO

Em Portugal, concluiu os cursos de piano e de canto lírico na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e de Teatro Musical na EDSAE, tendo prosseguido os seus estudos em Londres na The American Musical Theatre Academy e The Growing Studios. Integrou diversos projetos em Portugal e no estrangeiro, entre eles o musical Chicago e a ópera Treemonisha com a Nova Ópera de Lisboa, diversas peças da companhia Rituais dell Arte, Dick Whittington com a SG Productions, e Merrily We Roll Along no Lost Theatre London. No último ano trabalhou enquanto showband singer e playlist singer para a Carnival Entertainment nos EUA.

ZÉ PALHA E ENSEMBLE

EMANUEL ALMEIDA

Ator, bailarino, cantor e coreógrafo, sempre foi apaixonado pelas artes performativas. A sua grande paixão sempre foi dirigir, desde muito jovem que criava e levava a cena as suas próprias produções. Completou o curso de Teatro Musical “West End Everywhere” e tem formação vocal/dança continuas. Integrou os elencos de “Cinderela”, “Canções de Portugal”, “José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores”, “O Reino do Gelo”, “Glee”, “Grease”, “Madagáscar”, “Uma nêspera no Cu, O Musical” e “And The Oscar goes to”.

DOROTHY

FILIPA SAAVEDRA

Em 2007 desperta para as artes iniciando estudos em música, teatro e dança na Academia de Música de Vilar do Paraíso, onde concluiu o 5º grau de música/piano. Os estudos de dança clássica prolongaram-se durante 3 anos na sua vida, mas o teatro foi uma constante. Com desejo de aprender mais sobre as artes do espetáculo, em 2013, ainda​ na Academia, inicia e conclui o curso de Teatro Musical, certificada pela Arts Educational School of London. Em 2017 completa os estudos em interpretação na ACE - Escola de Artes, destacando-se com o prémio de melhor aluna do seu ano. Estreia-se, no mesmo ano, no espetáculo Alice e o País das Maravilhas no Gelo. Tentando ampliar a sua bagagem, em 2018 , em França, integra o elenco de Valjean pela COMPAGNIE DU THÉÂTRE D´ART. Neste momento encontra-se no curso de Interpretação na ESMAE.

ENSEMBLE

FILIPE GALEGO

É um talentoso patinador artístico, com 23 anos. Pratica patinagem artística sobre rodas desde os 5 anos de idade e é atleta de alta competição com mais de 20 títulos nacionais e 15 medalhas a nível internacional em campeonatos europeus e mundiais, com especial destaque para a Medalha de Ouro no Campeonato do Mundo de Quartetos em 2017. Licenciado em desporto, atualmente é professor e treinador de patinagem. Já integrou os musicais A Branca de Neve no Gelo, A Cinderela no Gelo, A Bela e o Monstro no Gelo e Alice e o País das Maravilhas no Gelo.

DOROTHY E ENSEMBLE

INÊS PIRES

Desde pequena que gosta de cantar, tendo aos 10 anos despertado a paixão pela música e pelo teatro. Desde então, frequentou o conservatório de música, onde teve aulas de voz e violoncelo. Mais tarde juntou-se à companhia Teatro La Maison onde fez alguns espetáculos musicais.

JOÃO LATÃO

JOÃO A. GUIMARÃES

Um dos artistas pioneiros em teatro musical em Portugal, licenciou-se, com distinção, em Londres e tem desenvolvido um trabalho reconhecido como encenador, ator, cantor, dobrador e professor. Para além de ser um ator/cantor multifacetado, encena e dirige espetáculos de grande envergadura e coordena o curso de teatro musical da AMVP, a primeira escola de teatro musical do país. É diretor artístico da AM LIVE.

ZÉ PALHA

JOÃO PEDRO LEAL

Concluiu em 2015 a licenciatura em Teatro - ramo actores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Desde 2012 tem feito criações independentes, espectáculos para a infância e musicais, tendo o último sido a Alice e o País das Maravilhas no Gelo. Em 2019, para além de intérprete e em conjunto com Eduardo Molina e Marco Mendonça, foi criador de PARLAMENTO ELEFANTE, projecto vendedor da 1ª edição da Bolsa Amélia Rey Colaço.

ENSEMBLE

JORGE ROSA

Actor e cantor, formado na Lee Strasberg em Nova Iorque, tem também background em Belas Artes, tendo completado a licenciatura em Arte Multimédia - Animação. Já pisou teatros nova-iorquinos, onde se estreou nos musicais (The Music Man, Temple of the Souls) e em curtas e longas metragens (Nature and Nurture, Try). Em Portugal, passou pelo Teatro Independente de Oeiras onde protagonizou vários musicais infantis e onde teve em cena M, o Musical, da sua autoria. Mais recentemente, integrou as produções Grease e Madagáscar.

FEITICEIRO DE OZ

MIGUEL RIBEIRO

Ator/Cantor com formação em Cinema e Teatro Musical. Os seus últimos trabalhos contam com uma participação numa série da TV Globo e Romeu Montéquio e no musical Romeu e Julieta - do Ódio ao Amor, que esteve em cena no Casino Estoril.

ENSEMBLE

REBECA DUARTE

Iniciou a sua formação no Curso Profissional das Artes do Espetáculo – Interpretação no Lyceu Passos Manuel (2011-2014). Para além disso, é Licenciada em Teatro – Ramo Atores, na Escola Superior de Teatro e Cinema (2014-2017). Fez Erasmus em Praga, na República Checa , onde foi convidada para participar no festival de teatro Zlomvaz com o espetáculo The Memo com encenação de Ran Jiao. Desde então tem trabalhado com a CRI'ART em vários musicais infantis e com o Teatro do Biombo, com espetáculos para bebés. O seu mais recente projecto teve lugar no Teatro da Comuna em 2019 com o espetáculo Replay Otelo a partir de William Shakespeare com a Companhia Casa Cheia.

JOÃO LATÃO E ENSEMBLE

RICARDO FERREIRA

Nascido em 1991, formou-se em Teatro/Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo, no Porto. Ator/Cantor, tem desenvolvido o seu percurso profissional em Teatro Musical, tendo participado nos espetáculos: A Surpreendente Fábrica do Chocolate, A Bela e o Monstro no Gelo, A Branca de Neve no Gelo,Eu Amo-te, Mas Tens de Mudar, Jesus Cristo Superstar, A Passagem, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, José e o Deslumbrante Manto de Mil Cores, Entre o Céu e a Terra - O Musical Sobre Fátima, Pinóquio, Perdição, O Sonho de Pedro, entre outros. A Música é também parte ativa do seu percurso fazendo parte de coros gospel e entre outro projetos musicais. Foi um dos Semi-finalistas do concurso televisivo Got Talent Portugal 2016.

ENSEMBLE

SARA ALESSANDRA

Licenciada em Teatro Musical pelo The Institute of the Arts Barcelona (IAB), concluiu o curso em Julho de 2019 com First Class Honorous. Durante o seu percurso académico interpretou personagens como The Baker`s Wife em Into the Woods, Rusty em Footloose, Wednesday Addams em The Addams Family e foi também distinguida com o prémio de “Singing and Musical Theatre Student of the Year 2018”.

GLINDA

SARA MADEIRA

Iniciou-se na área da música aos 14 anos, e com 16 anos integrou a sua primeira banda, os Secret Lie. Em 2016 estreia-se no mundo do teatro musical com o espetáculo A Ilha do Tesouro, da Elenco Produções. Nesse mesmo ano faz o seu primeiro trabalho de dobragens dando voz cantada à personagem Vaiana, no filme da Disney Vaiana. Em 2017 integrou o elenco do espectáculo Amália, e de A Bela e o Monstro no Gelo. Em Abril de 2018 participa nas peças Terra dos Sonhos e Alice e o País das Maravilhas no Gelo. Em 2019 fez parte da digressão do espectaculo Madagáscar.

ZELDA

VÂNIA BLUBIRD

Actriz e cantora, formada em Teatro, na variante de interpretação, desde 2013. Trabalhou com encenadores de Portugal, Inglaterra e Brasil. Faz sobretudo teatro musical, nomeadamente as duas edições de O Quebra Nozes no Gelo, Draculea – The experience, O Mistério do Fondant, A Chave do Clube Secreto, A Bela e o Monstro no Gelo e Alice e o País das Maravilhas no Gelo. Canta desde que se lembra de existir. Apaixonada pelo universo das dobragens, dá voz a uma série de personagens, desde desenhos animados a cinema: Barbie, Power Puff Girls, Pokemón, Alvin e os Esquilos, Toy Story, Aladdin, entre muitos outros.

FICHA TÉCNICA

Direção Artística e Encenação

João A. Guimarães

Composição e Orquestração

Artur Guimarães

Texto e Letras

Mafalda Santos

Coreografia

Joana Quelhas

Desenho de Luz

Rui Braga

Produção Musical e Desenho de Som

Rodolfo Cardoso

Cenografia

André Costa

Figurinos

Pedro Morim

Assistente de Encenação

Vânia Blubird

Assistente de Coreografia

Margarida Garcez

Direção Musical

António Andrade Santos

Caracterização

Sérgio Antunes

Patinagem

Filipe Galego

Feiticeiro

Isaac Alfaiate

Glinda

Marta Andrino

Elenco:

André Magalhães
Carlos Coelho
Carlos Gonçalves
Catarina Leão
Emanuel Almeida
Filipa Saavedra
Filipe Galego
Inês Pires
João A. Guimarães
João Pedro Leal
Jorge Rosa
Miguel Ribeiro
Rebeca Duarte
Ricardo Ferreira
Sara Alessandra
Sara Madeira
Vânia Blubird

Coros:

André Lacerda
Helena Neto
Nuno Medeiros

Direção Técnica

André Costa

Direção Técnica Estruturas

João Neves

Direção de Cena

Rita Alves

Operador de Som

Bernardo Letras
Daniel Fernandes

Operador de Luz

David Vaquinhas
Rui Braga

Rigging

Filipe Silva
António Nobre

Manutenção Arena

Carlos Gonçalves

Apoio aos Figurinos

Mariana Monteiro

Manutenção de Figurinos

Lua Cheia teatro para todos

Execução de Figurinos

Hugo Bonjour
Leticia dos Santos
Marlene Rodrigues
Carla Cardoso

Construção de Cenografia - Coordenador

Kiko

Construção de Cenografia - Chefe de Equipa

Alexandre Simões

Construção de Cenografia - Técnico

Hêrnani Miranda
Luís Figueiredo
Rosário Matos
Helena Almeida

Coordenação de Bilheteira

Teresa Matos

Bilheteira

Carolina Garção
Denise Santos
Ana Rita Ervilha
Sílvia Moura

Assistentes de Sala

Brevemente ...

Direção Marketing

Sónia Pepe

Marketing e Parcerias

Inês Lopes

Marketing Operacional

Rita Rocha

Coor. Linha Apoio

Sofia Resende

Linha De Apoio

Valter Teixeira

Operadora Guest Service

Laura Ribeiro
Lídia Gonçalves
Patrícia Fonseca
Rita Macedo
Sónia Pessoa
Viviana Soares

Direção de Produção

Diana Moreira

Produção e Frente de Casa

Bruno Águas

Produção

Juliana Madeira
Mafalda Bastos
Márcia Pacheco

Gestão Administrativa e Financeira

Alice Lameira

AM TEG

André Machado
Daniel Sousa
Diogo Fernandes
Emanuel Silva
João Alves
João Braga Ferreira
Vanessa Pereira

Externos

Erva
João Queiroz | Geoclick
José Oliveira | IT SECTOR

Direção de Projeto

Nuno Barbot

Assessoria de Direção de Projeto

Bruno Galvão

ANOS ANTERIORES

SOBRE A AM LIVE

PRODUÇÕES EXTRAORDINÁRIAS AO VIVO

Nos nossos teatros itinerantes, levamos a Magia do espetáculo a qualquer lugar.

Contamos com sete espetáculos no gelo em carteira: Quebra-Nozes, Branca de Neve, Cinderela, A Bela e o Monstro, Alice e o País das Maravilhas, O Feiticeiro de Oz e O Peter Pan. Temos ainda A Surpreendente Fábrica do Chocolate.

Histórias intemporais e músicas de encantar

A fantasia, romance, aventura e a diversão dos contos intemporais com uma nova interpretação que cria sentimentos de Magia e de Alegria.

Grandes produções

Espetáculos com projetos de iluminação fantásticos, bandas sonoras originais, figurinos surpreendentes, cenários impressionantes e efeitos especiais resultam numa experiência sensorial.

Talentos incríveis

Apresentamos cantado ao vivo, coreografias com a majestosidade da patinagem artística, dança e atores talentosos.

Momentos inesquecíveis

Uma oportunidade para fazer um programa de Natal em família, ou com amigos, que será recordado por muitos anos. O musical da am Live é, certamente, o melhor espetáculo de Natal. (Pssst! Também é um presente de Natal original e perfeito!)

Guest Service | reservas@am-live.pt | 707 919 280

Encontre-nos | Rua do Freixo 1071, Espaço 14, 4300-219 Porto, Portugal

© 2019Design by

© 2019

Design by

MEDIA PARTNER

PARCEIROS